Assistência Técnica Especializada Águas Claras – DF

Máquinas de Lavar
Geladeiras
Ar Condicionados

Alguma Dúvida ? Fale Conosco


Pré instalação ou infraestrutura de Ar Condicionados em Águas Claras

Infrestrutura de Ar Condicionado - Caixa de Passagem
Instalação de Ar Condicionado lg em Águas ClarasInstalação de Ar Condicionado Consul em Águas ClarasInstalação de Ar Condicionado Electrolux em Águas Claras Instalação de Ar Condicionado Brastemp em Águas ClarasInstalação de Ar Condicionado Samsung em Águas ClarasInstalação de Ar Condicionado Elgin Águas Claras

Pré instalação ou infraestrutura e esperas de ar condicionado para novos imóveis

 

O que é uma pré instalação para ar condicionado?

É a prática que consiste na organização prévia de pontos de espera para receber um ou mais aparelhos de ar condicionado em imóveis residenciais ou comerciais, sem que seja necessário qualquer intervenção na alvenaria, elétrica, hidráulica, pinturas ou acabamentos. A pré instalação de ar condicionado engloba aspectos diversos do sistema de ar condicionado split, como fiação elétrica, dreno e tubulação, fazendo interface com os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico, razão pela qual é prudente que seja definida ainda na fase de projetos da obra. 

Quais os benefícios das pré instalações de ar condicionado?

Uma pré instalação de ar condicionado criteriosa, definida e executada com responsabilidade, contendo os tubos de cobre nas bitolas e espessuras adequadas ao dimensionamento da carga térmica do ambiente, conduítes com alma interna lisa e cabo guia de aço, espera elétrica com cabos dimensionados para a carga do condicionador, proteção elétrica por disjuntor individual para cada ar condicionado, e com rede para escoamento da drenagem resultante da condensação, em direção ao esgoto pluvial e realizada em tubos de PVC com bitolas igualmente adequadas ao volume e distância do escoamento de água, traz agilidade para o técnico na hora de instalar o aparelho de ar condicionado split e, consequentemente, para o usuário.

Quais os pontos negativos na infraestrutura de ar condicionado?

Quando feita sem critérios e sem acompanhamento técnico, as consequências podem ir desde a necessidade de remoção dos tubos e demais materiais aplicados na obra, com necessidade de quebra da alvenaria e remoção de acabamentos cerâmicos para a colocação de uma pré instalação adequada ao ar condicionado, ou modificações de posicionamento da espera junto a unidade interna do ar condicionado, onde também se faz necessário a quebra da parede de alvenaria, ainda que em menor escala. Outra situação da falta de acompanhamento técnico é a possibilidade de amassamento ou furo nos tubos de cobreinstalados dentro da alvenaria, prejudicando o rendimento ou impedindo o funcionamento do ar condicionado split.

O que o morador deve observar na pré instalação de ar condicionado antes de adquirir um imóvel?

Recomenda-se que o morador faça uma verificação nos pontos de espera antes da entrega do imóvel. Para isso, ele deve chamar um profissional técnico de sua preferência para acompanhá-lo na obra. Verifica-se então, a olho nu, a existência de uma caixa de espera, embutida na alvenaria, no local que será ocupado pela unidade interna, que deverá conter as pontas dos tubos de cobre, devidamente isolados termicamente, a ponta do conduíte de alma lisa, preferencialmente com 25 mm de diâmetro, contendo o arame guia, espera para a conexão de dreno e elétrica. O mais eficiente isolante térmico para tubos de cobre é a espuma em borracha elastomérica extrusada expandida sem emprego de CFC e de estrutura celular fechada, embora existam outros materiais disponíveis no mercado.

Os tubos devem estar, no mínimo, com as extremidades lacradas, sendo que o mais seguro é que estejam pressurizados por nitrogênio, o que pode ser avaliado com a aplicação de equipamento específico pelo profissional técnico, que também irá verificar se as bitolas e espessuras dos tubos de cobre estão adequadas à aplicação do ar condicionado definido pelo dimensionamento prévio da carga térmica do ambiente a ser climatizado. É importante ressaltar que se faz necessário confirmar o espaço deixado para a aplicação das unidades interna e externa, pois, além de contemplar o tamanho das unidades, é necessário que se respeite as folgas mínimas em altura, largura e profundidade solicitadas pelo fabricante para o correto funcionamento do ar condicionado split.

Existe mais de um tipo de pré instalação de ar condicionado?

Sim! A pré instalação de ar condicionado mais comum e a que fica embutida na alvenaria, perfeitamente incorporada ao projeto de construção. Para as obras construídas com blocos estruturais de concreto, onde não é possível embutir a pré instalação, costuma-se deixa-la aparente, podendo receber um acabamento em gesso ou noutro material. Também podemos denominar de pré instalação a viabilização do caminho mecânico por onde passarão as tubulações no momento da instalação do ar condicionado, deixando-se furos em vigas e pilares, espera elétrica e hidráulica, mas, sem os tubos de cobre e conduítes. O tipo irá variar conforme o projeto de engenharia adotado por cada empreiteira.

Este tipo de prática da construção civil é uma tendência?

Sim, estima-se que no futuro as esperas serão uma prática incorporada naturalmente em projetos de todos os tipos. Entretanto, atualmente, apenas 20% das empresas construtoras seguem as orientações indicadas por profissionais capacitados para a realização das pré instalações de ar condicionado split.

 

Fazemos Instalação de Ar Condicionado e de toda a Infraestrutura e pré instalação necessária. Com Garantia e o Melhor Preço de Águas Clarasinstalação de Ar Condicionado Águas Claras

Aceitamos Cartões de Débito e Crédito.

 

O que é preciso saber antes de instalar o ar condicionado split ?

Ar condicionado é um aparelho que ‘trata’ o ar em espaços fechados, permitindo regular temperatura, umidade, limpeza e ventilação. Os aparelhos do tipo split levam esse nome porque são divididos em duas partes: uma que fica dentro da casa – chamada de evaporadora, que é onde ira sair o ar – e a outra, que fica do lado de fora – chamada de condensadora, onde o ar é ‘tratado’. O ar condicionado split é o tipo mais moderno e mais usado. Para instalá-lo, é preciso ter 3 cuidados: conhecer a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da casa ficará cada parte. Veja:

Saiba o que será preciso preparar  na casa para a instalação do ar condicionado split.

Comece lembrando que uma parte fica dentro da casa e outra fora. Escolha o local em que ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar na área externa. Então, quanto mais perto, menor será o custo com tubos e com mão de obra. Para a infraestrutura que liga as duas partes do aparelho são usados:

  • tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher (veja a na tabela abaixo, sobre BTU´s)
  • tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado
  • tubos de PVC para drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa

Se você estiver construindo e for instalar ar condicionado, passe a infraestrutura (os 3 tipos de tubos) nas paredes prontas, no mesmo momento em que o encanador estiver fazendo a instalação hidráulica e em que estiverem sendo colocadas as caixinhas pra tomadas e interruptores. Se sua casa estiver pronta e você decidir instalar o ar condicionado split, será preciso quebrar passagem pros tubos na parede, no contra piso ou embutir no forro de gesso. Mas se sua casa for em, não quebre paredes: deixe as tubulações aparentes ou passe pelo forro de gesso.

Saiba como calcular a capacidade do ar condicionado Split para seu ambiente

Para calcular a capacidade você precisa saber a área do ambiente e se ele recebe sol de manhã ou da tarde. BTU é a sigla para  Unidade Térmica Britânica, e é  a quantidade de BTUs que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar condicionado. Assim, cômodos menores, como  quartos, muitas vezes vão receber um split  com menor capacidade.  Para ter uma ideia da capacidade do split, use a tabela de referência:

Área em M2         

Se bate sol só de manhã     

Se bate sol à tarde ou o dia todo

7500 BTUs

9000 BTUs

12

9000 BTUs

10000 BTUs

20 

10000 BTUs

12000 BTUs

25

12000 BTUs

15000 BTUs

30 

15000 BTUs

18000 BTUs

40 

18000 BTUs

21000 BTUs

50 

21000 BTUs

30000 BTUs

60

22000 BTUs

30000 BTUs

70

30000 BTUs

30000 BTUs

Escolha o melhor lugar pra instalar o ar split

A dica geral é: evite instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar condicionado interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Se não seguir essa dica, chance alta de pepinos à vista!

Evite também colocar a parte de saída de ar nas paredes que pegam muito sol.  Não coloque a saída de ar (evaporadora) sobre televisores ou aparelhos de som, nem qualquer equipamento elétrico porque eles podem ser danificados se sair água da evaporadora. Deixe livre a parte da saída de ar, a 15cm do teto e considere que ela precisa ficar fácil de acessar pra limpeza, manutenção ou troca de filtros.

Já a condensadora deve ser instalada na área externa, em local bem arejado e, de preferência, onde não pegue sol direto, pra aumentar a vida útil do equipamento. Lembre de tentar deixar as duas partes o mais próximo possível, pra diminuir gastos.

 


Assistência Técnica de Ar Condicionados, Geladeiras,  máquinas lavadoras e máquinas de lavar em Águas Claras das principais marcas do mercado:

Brastemp, Electrolux, GE, Bosch, Consul, Dako, Continental, Atlas, CCE e outros. Assistência Técnica, manutenção e conserto de máquinas de lavar (lavadora), geladeira, refrigeradores e Ar Condicionado em: Águas Claras, Brasília, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Guará, Park Way e todo Distrito Federal (DF)